Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta

  • Voltar
  • Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta

Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta

Getting your Trinity Audio player ready...

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)

Por Wesley Oliveira/Gazeta do Povo

Líderes da oposição se reuniram nesta terça-feira (1º) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em busca de um acordo para destravar o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. O encontro acontece em meio ao movimento de obstrução dos deputados da direita e que pode esvaziar as votações da Casa nas próximas semanas.

O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, defendeu a apresentação de um requerimento de urgência para que o projeto da anistia seja analisado diretamente no plenário. Hugo Motta, no entanto, tem resistido ao pedido da oposição e ainda não indicou qual será o seu despacho em relação ao trâmite da matéria.

“Ele [Hugo Motta] está conversando com os outros líderes para decidir. Enquanto ele decide, o PL estará em obstrução. Vamos obstruir tudo”, disse Sóstenes após o encontro com o presidente da Câmara.

A obstrução é uma manobra regimental para atrasar a votação de outros itens da pauta da Câmara, enquanto o interesse do grupo não for negociado. Os mecanismos usados, geralmente, são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, e saída de parlamentares do plenário para evitar formação de quórum nas sessões da Casa.

“Estamos vivendo um estado de exceção no Brasil. E para momentos de anormalidade institucional, precisamos atuar de forma muito firme. Portanto, a orientação é para obstruir todas as pautas. Nada mais importante agora do que buscar reparação para as centenas de presos e refugiados políticos do Brasil”, afirmou o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS).

A resistência de Hugo Motta em relação ao pleito da oposição tem gerado críticas e provocado um racha dentro do PL sobre a aliança com o presidente da Câmara. Com 92 deputados, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro declarou apoio ao nome de Motta na eleição da Mesa Diretora da Casa. Com isso, a sigla indicou o deputado Altineu Côrtes (RJ) para a vice-presidência.

Deputados do PL, no entanto, já defendem nos bastidores que haja uma pressão sobre o presidente da Câmara em relação às demandas da oposição. O grupo argumenta que o partido de Bolsonaro foi essencial para a vitória do deputado, mas, que até o momento, Motta tem feito acenos apenas para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes