O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta
- Voltar
- Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta

Anistia vira impasse na relação da oposição com Hugo Motta
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)
Por Wesley Oliveira/Gazeta do Povo
Líderes da oposição se reuniram nesta terça-feira (1º) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em busca de um acordo para destravar o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. O encontro acontece em meio ao movimento de obstrução dos deputados da direita e que pode esvaziar as votações da Casa nas próximas semanas.
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, defendeu a apresentação de um requerimento de urgência para que o projeto da anistia seja analisado diretamente no plenário. Hugo Motta, no entanto, tem resistido ao pedido da oposição e ainda não indicou qual será o seu despacho em relação ao trâmite da matéria.
“Ele [Hugo Motta] está conversando com os outros líderes para decidir. Enquanto ele decide, o PL estará em obstrução. Vamos obstruir tudo”, disse Sóstenes após o encontro com o presidente da Câmara.
A obstrução é uma manobra regimental para atrasar a votação de outros itens da pauta da Câmara, enquanto o interesse do grupo não for negociado. Os mecanismos usados, geralmente, são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, e saída de parlamentares do plenário para evitar formação de quórum nas sessões da Casa.
“Estamos vivendo um estado de exceção no Brasil. E para momentos de anormalidade institucional, precisamos atuar de forma muito firme. Portanto, a orientação é para obstruir todas as pautas. Nada mais importante agora do que buscar reparação para as centenas de presos e refugiados políticos do Brasil”, afirmou o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS).
A resistência de Hugo Motta em relação ao pleito da oposição tem gerado críticas e provocado um racha dentro do PL sobre a aliança com o presidente da Câmara. Com 92 deputados, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro declarou apoio ao nome de Motta na eleição da Mesa Diretora da Casa. Com isso, a sigla indicou o deputado Altineu Côrtes (RJ) para a vice-presidência.
Deputados do PL, no entanto, já defendem nos bastidores que haja uma pressão sobre o presidente da Câmara em relação às demandas da oposição. O grupo argumenta que o partido de Bolsonaro foi essencial para a vitória do deputado, mas, que até o momento, Motta tem feito acenos apenas para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
- Compartilhar