O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Suframa visita Fujifilm, que avalia diversificar produção na Zona Franca de Manaus
- Voltar
- Suframa visita Fujifilm, que avalia diversificar produção na Zona Franca de Manaus

Suframa visita Fujifilm, que avalia diversificar produção na Zona Franca de Manaus
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como parte da estratégia de aproximação com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta quinta-feira (3), a fábrica da Fujifilm do Brasil, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital. Durante a reunião, a empresa informou que estuda ampliar seu portfólio de produtos na cidade.
Os representantes foram recebidos pelo presidente da Fujifilm no Brasil e Colômbia, Shin Tagawa, o diretor industrial, Carlos Farat, e o diretor financeiro, Wellington Esteves, que apresentaram a estrutura da fábrica e os produtos fabricados no PIM, como papéis fotográficos – usados tanto na impressão por termotransferência quanto no processo químico tradicional – e fitas de cassete para armazenamento de dados.
Fundada no Japão, a Fujifilm iniciou suas operações em Manaus em 1993 e se reinventou ao longo dos anos, diversificando suas tecnologias. Com a queda do mercado de filmes fotográficos e câmeras analógicas, a empresa se reinventou ao expandir suas tecnologias para diversas áreas, como o setor médico, impressão gráfica e até mesmo insumos biomédicos.
“A película fotográfica possuía cerca de 20 camadas para capturar a melhor imagem possível. Essa mesma tecnologia foi adaptada para desenvolver produtos na área médica, como filmes para exames de imagem e sensores de pressão usados na montagem de celulares”, explicou Carlos Farat.
Entre os avanços mais recentes, a empresa destacou um equipamento portátil de raio-X, do tamanho de uma câmera de 20×20 cm que, aliado à inteligência artificial, auxilia profissionais de saúde em locais com pouca infraestrutura médica, permitindo diagnósticos em áreas de difícil acesso.
Atualmente, a Fujifilm opera com cerca de 25 funcionários em Manaus e avalia novos projetos junto à Suframa para ampliar sua atuação no PIM. “Nosso primeiro projeto com a Suframa foi aprovado em 1990. Estamos há 35 anos aqui e há 32 anos produzindo localmente com qualidade. Agora queremos trazer novos produtos para Manaus”, disse Farat.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a disposição da Autarquia para apoiar a ampliação das atividades da empresa. “A Fujifilm é um exemplo de adaptação e inovação dentro da Zona Franca de Manaus. Estamos prontos para discutir os caminhos que possam fortalecer sua atuação no Polo e gerar novas oportunidades para nossa população”, afirmou.
Além de Saraiva, a visita contou com a participação dos superintendentes-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), do gerente de projetos Ozenas Maciel e da técnica da coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Camila Abtibol.
Texto: Layana Rios
Fotos: Suframa/Divulgação
- Compartilhar