O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Exército combate garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé no MT
- Voltar
- Exército combate garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé no MT
Exército combate garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé no MT
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Operação Ágata Fronteira Oeste II
Cuiabá (MT) – O Exército Brasileiro e a Polícia Federal desarticularam grupos de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, no estado do Mato Grosso. A Operação Ouro Viciado é parte da Operação Ágata Fronteira Oeste II, que integra Forças Armadas e órgãos de segurança para o combate a crimes ambientais na área de fronteira.
Entre os dias 12 e 14 de abril, os agentes da Polícia Federal e as tropas do Exército realizaram diversas barreiras e postos de fiscalização nas principais vias de acesso à terra indígena, no município Pontes e Lacerda, além de incursões a áreas de mata e a outros pontos com suspeita de exploração ilegal.
A Operação resultou na interdição da atividade de garimpo ilegal na região, causando prejuízo de cerca de R$ 23 milhões de reais aos responsáveis, entre material inutilizado e apreendido. Na ocasião, foram destruídas 22 pás-carregadeiras, 39 motores estacionários, duas britadeiras, duas bombas d’água e um gerador de energia.
Foram mobilizadas as tropas da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, que também atua em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Fundação Nacional do Índio, Força Nacional e com equipes estaduais do Grupo Especial de Fronteira e do Centro Integrado de Operações Aéreas. Além de aumentar a sensação de segurança da população residente na área de fronteira, os militares também atuam no combate a crimes ambientais e na preservação da fauna e da flora da Amazônia e do Pantanal.
A sinergia entre o Comando Militar do Oeste e os órgãos de segurança e fiscalização segue avançando em números de apreensões desde o início da Operação Ágata Fronteira Oeste II. Os prejuízos causados aos criminosos já somam mais de R$ 300 milhões.
Fonte/Fotos: Agência Verde Oliva
- Compartilhar