Defensora das causas sociais, Socorro Sampaio tenta retorno à CMM

  • Voltar
  • Defensora das causas sociais, Socorro Sampaio tenta retorno à CMM

Defensora das causas sociais, Socorro Sampaio tenta retorno à CMM

Getting your Trinity Audio player ready...

Ex-vereadora teve forte atuação na proteção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso. Além disso, foi subsecretária da Mulher, na gestão Arthur Neto

Via BNC Amazonas

Jornalista e administradora de empresas, a ex-vereadora Socorro Sampaio (Avante) vai tentar voltar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) este ano. Nesse sentido, a ex-parlamentar vai disputar o mandato pelo Avante, partido do prefeito David Almeida.

A chapa será uma das mais fortes do pleito 2024. Para se ter ideia, o partido chega à eleição com quatro vereadores que disputarão a reeleição. Juntos perseguirão o objetivo de eleger a maior bancada do Legislativo local.

Causas sociais

Identificada com causas sociais, em dois mandatos, eleita em 2008 e reeleita em 2012, Socorro marcou sua passagem pela CMM com importantes projetos no segmento.

Por exemplo, ela é autora do projeto resolução que criou a Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (ComDCAI).

O colegiado se tornaria o principal instrumento da cidade com combate a abusos de casas noturnas contra crianças e adolescentes. Em blitze que comandou pessoalmente nas madrugadas, Socorro conseguiu mostrar a Manaus absurdos cometidos contra menores de idade nesses ambientes.

Também foi por meio dessa comissão que ela conquistou melhores condições de trabalho para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Da mesma forma, lutou por melhores condições aos conselhos tutelares do município. Nesse caso, destaca-se sua articulação para que os conselheiros tutelares recebessem salários melhores e o 13º salário.

Mulher

Com subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, a ex-parlamentar teve atuação destacada. Em sua gestão, foram 12 mil mulheres atendidas em ações e internas e externas da pasta.

Entre esses atendimentos destacam-se assistência jurídica e psicossocial a mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.

Outra atividade foram cursos de capacitação profissional, para geração de renda. O objetivo era dar a elas a possibilidade de retornar ao mercado de trabalho.

“Foi um trabalho que me trouxe grande alegria e satisfação pessoal”, disse Socorro.

Leis

Entre seus projetos de lei, vários merecem destaque. Em 2014, propôs lei para Instituir normas para proteção e segurança de recém-nascidos e crianças internadas em hospitais e maternidades municipais. Este também alcançava unidades de saúde particulares.

Outro projeto de sua autoria, com grande repercussão, foi o que propôs a implantação de ação de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública municipal de Manaus.

O assunto estava inserido no contexto do aumento da obesidade entre as crianças brasileiras. Consequência da má qualidade da alimentação, doenças relacionadas à obesidade avançavam no país.

Ainda nesse campo de proteção às crianças, em 2010, Socorro propôs que o município fornecesse merenda escolar no período de férias para alunos carentes da rede escolas da cidade.

Comunicação

Atualmente, a ex-vereadora mantem-se na militância da comunicação social. Diariamente, dedica-se à cobertura de pautas da cidade. Aos sábados, divide apresentação do programa “Fala aí” pela rádio FM do Povo com sua irmã Conceição Sampaio, ex-deputada federal, que apoia sua volta à CMM.

Fotos: Divulgação

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes