Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado

  • Voltar
  • Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado

Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado

Getting your Trinity Audio player ready...

As ações contam com efetivo integrado de órgãos estaduais e federais

Foto: Divulgação/SSP-AM

Como parte do plano de preparação do Governo do Amazonas contra a estiagem prevista para este ano, começou nesta terça-feira (30/04) a 4ª edição da operação Tamoiotatá. A ação é realizada em todo o Sul do estado e tem como objetivo atuar na repressão de crimes ambientais, uma vez que a área concentra cerca de 85% dos crimes de desmatamento e queimadas, em todo o Estado. As ações serão realizadas de forma integrada com a participação de órgãos estaduais e federais.

O governador Wilson Lima afirmou que o trabalho da força-tarefa é fundamental para reduzir o impacto provocado pela questão climática e para combater crimes ambientais. “Determinei as equipes que reforcem o trabalho por meio da Tamoiotatá. A operação é uma das nossas ações nessa etapa preparatória para a estiagem que deveremos enfrentar”, disse.

A operação Tamoiotatá é uma Força-Tarefa composta por equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O Diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressaltou a importância da operação e da integração dos órgãos envolvidos. De acordo com ele, as equipes se deslocarão com um único objetivo, que é garantir a proteção do meio ambiente e salvaguardar os bens naturais.

Foto: Divulgação/SSP-AM

“Estamos reiniciando as ações intensivas e ostensivas da Operação Tamoiotatá, que têm como prerrogativa combater e inibir a prática de crimes ambientais no Sul do Amazonas. O apoio da Secretaria de Segurança Pública, Bombeiros e do Batalhão Ambiental são imprescindíveis para que a Lei se sobreponha a quem comete tais ilícitos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira destacou os resultados obtidos em 2023 e reforçou que com a integração e o fortalecimento das ações, os números de 2024 tenderão a ser ainda mais positivos.

“Fechamos 2023 com redução de 65% nos alertas de desmatamento e 7,6% nos focos de calor e, em 2024, esperamos fortalecer ainda mais os trabalhos das forças ambientais e de segurança pública, para seguir em queda. Vale ressaltar que a integração é uma determinação do governador Wilson Lima para a força-tarefa, que também contará com instituições das esferas Municipal e Federal”, disse o secretário Taveira.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Equipe precursora

Integrante da Força Tarefa, a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), enviou uma equipe precursora com o objetivo de preparar a logística e os Centros Operacionais Ambientais do Estado, para a Coordenação Integrada da Operação Tamoiotatá 4.

De acordo com o chefe do departamento de Planejamento Integrado da Seagi, tenente-coronel Alisson Botelho, a equipe precursora, além de verificar as demandas logísticas da operação, é a responsável por realizar visitas técnicas às unidades das Forças de Segurança e ambientais locais e Prefeituras. “A ideia é apresentar o escopo geral da operação e alinhar uma possível pronta resposta mútua, entre essas unidades e aquelas que compõem a operação, em casos de situações críticas e/ou extraordinárias envolvendo as ações ambientais”, informou.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes