Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS

  • Voltar
  • Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS

Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS

Getting your Trinity Audio player ready...

Entre elas, estava uma paciente com câncer

Uma criança de oito anos foi resgatada na noite dessa quarta-feira (08/05) em Santa Cruz do Sul (RS) pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, da Força Aérea Brasileira (FAB). Portadora de câncer, ela sofreu uma infecção e foi transportada para o Hospital da Criança, em Porto Alegre, para seguir o tratamento e a quimioterapia. Também na mesma noite, quatro crianças que estavam passando mal foram resgatadas pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e transportadas de Eldorado do Sul para a capital gaúcha.

Missões sucessivas

Após cumprir missão de remoção de um bebê entubado de Esteio até Santa Rosa, a mesma aeronave do 5°/8° GAV voltou para abastecer na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e pousou em Santa Cruz do Sul para buscar a criança que se encontra em tratamento oncológico.

Salvas após privações de água e comida

Em estado de desidratação e fome, as quatro crianças resgatadas em Eldorado do Sul estavam vomitando constantemente, segundo relatos de seus familiares. No salvamento, foram içados também dois adultos com as duas crianças de colo e as outras duas maiores.

“Avistamos um sinal de luz de uma lanterna vindo de uma casa. Fomos lá e vimos um pessoal balançando um pano vermelho. Desci no guincho, entrei na casa e era uma família com quatro crianças e quatro adultos. Eles estavam sem água e comida”, disse um dos homens de resgate da missão, Tenente de Infantaria Antonio Carlos Diniz de Lemos Doria.

Todos Unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Entre os meios da FAB, estão envolvidos 12 aeronaves, mais de 1.300 militares e 90 viaturas. As missões são cumpridas a partir das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM), de Canoas (BACO) e Florianópolis (BAFL).

Texto: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea
Fotos: 2°/10° GAV / 5°/8° GAV

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes