Fracasso de Biden no Debate causa pânico e abre crise no Partido Democrata

  • Voltar
  • Fracasso de Biden no Debate causa pânico e abre crise no Partido Democrata

Fracasso de Biden no Debate causa pânico e abre crise no Partido Democrata

Getting your Trinity Audio player ready...

Biden tem desempenho vacilante contra Trump, e membros da sigla aventam possibilidade de trocar de candidato

De ContraFatos

A performance do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate de quinta-feira (27) com o ex-presidente Donald Trump, gerou pânico e desencadeou uma crise no Partido Democrata, levantando a possibilidade de que o candidato do partido seja substituído.

Um estrategista da legenda, em conversa com a NBC News, afirmou que o presidente “reafirmou tudo que os eleitores já percebiam” em relação à sua idade avançada – Biden tem 81 anos – e que o mandatário não está em posição de ganhar as eleições. “Vai ser difícil de argumentar que não deveríamos indicar outra pessoa”, afirmou outro analista do partido democrata.

Indivíduos não associados à sigla, em contrapartida, pressionaram os democratas imediatamente após a conclusão do debate, argumentando que ainda há tempo antes da convenção do Partido que oficializará Biden como o candidato à Casa Branca para reconsiderarem sua decisão.

Isso deve resultar no aumento de uma possibilidade que, até o momento, não estava presente no panorama político do país: uma competição de candidatos plausíveis que possam substituir o presidente.

Os republicanos tiraram vantagem da atmosfera de derrota no partido oponente, com o senador Lindsay Graham declarando que “o começou como um debate sobre políticas se tornou um debate sobre aptidão”. O líder do Partido Republicano em Connecticut informou à NBC que ele suspeita que os democratas estão considerando quem tem a influência necessária para dizer a Biden que ele deve desistir da campanha.

Embora em público, figuras proeminentes do Partido Democrata tenham apoiado o presidente. A vice-presidente Kamala Harris afirmou que “nosso presidente mostrou que pode ganhar a eleição”, apesar de ter reconhecido que o começo do debate foi difícil. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, uma estrela no partido, disse que “eu jamais viraria minhas costas para o presidente Biden e não conheço nenhum democrata que o faria”.

Falando a apoiadores logo depois do confronto, o presidente não comentou seu próprio desempenho e focou no de Trump. “Não consigo lembrar de nada que ele disse que tenha sido verdade”, disse. “Nós vamos vencer esse cara. Nós precisamos vencer esse cara, e eu preciso de vocês para que a gente possa fazer isso.”

Segundo o The New York Times, um integrante do Comitê Nacional do Partido Democrata, mais radical que Biden, sugeriu que “agora seria uma boa hora para que [o presidente] se retire da corrida eleitoral por questões de saúde”. Além disso, um generoso contribuinte do partido expressou que o atual presidente precisa ponderar seriamente se é o melhor candidato.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes