O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Prefeito David Almeida inaugura sexta creche municipal em menos de quatro anos
- Voltar
- Prefeito David Almeida inaugura sexta creche municipal em menos de quatro anos
Prefeito David Almeida inaugura sexta creche municipal em menos de quatro anos
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A comunidade da Vila Buriti, na zona Sul da cidade, ganhou nesta sexta-feira, 5/7, a Creche Municipal Almirante Victório José Barbosa da Lomba. Esta foi a 6º creche da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que o prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou em menos de quatro anos. O novo prédio vai atender cerca de 200 crianças de 1 a 3 anos de idade no maternal 1, 2 e 3.
Em 2021, no início da administração, havia 5.104 vagas ofertadas nestes espaços destinados a bebês de 1 a 3 anos, criadas ao longo de 16 anos de gestões anteriores. Hoje, com novas estruturas, a Prefeitura de Manaus tem a oferta de 10.208 vagas. Com isso, em pouco mais de dois anos, a atual gestão, aumentou em mais de 100% o total de vagas ofertadas na fase Creche em Manaus.
“Nós estamos inaugurando mais creche aqui, em parceria com a Marinha, ampliando o número de vagas em creches na cidade de Manaus. Encontramos a cidade com 5.104 vagas. Em 16 anos, foram criadas 5.104 vagas. Agora, com essas novas estruturas, nós vamos entregar mais 5.104 vagas. Portanto, Manaus vai oferecer 10.208 vagas em creches, e dessa forma a gente dá a nossa contribuição para o ensino na cidade de Manaus, diminuindo essa deficiência que nós tínhamos em relação a vagas de creches”, afirmou o prefeito David Almeida.
Para chegar a esse número, será entregue até o mês de agosto mais duas unidades que atenderão a fase Creche. Com as novas estruturas as famílias das zonas Sul e Norte serão contempladas, além dessas, a população localizada na zona rural vai receber a primeira Creche da zona rural de Manaus, localizada no ramal da Fazenda Esperança, que fica no quilômetro 14 da BR 174. A outra fica situada no bairro Lago Azul, Viver Melhor.
“Essa unidade aqui na verdade é uma construção, não existia nessa área. E nós fizemos uma parceria com a Marinha, que doou o terreno, e a construção é toda no padrão Semed. Aqui, mais 204 crianças vão ser atendidas, crianças do entorno do Mauazinho, Vila da Felicidade, e é fantástico tudo isso que está acontecendo na educação. E nos próximos dias entregaremos mais duas creches, a primeira sendo na zona rural em convênio com a Fazenda da Esperança, e outra na zona Norte da cidade”, destacou a secretária de Educação, Dulce Almeida.
Todas as unidades construídas seguem um padrão de construção estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem características estruturais que além trazer mais conforto, mais modernidade tem o compromisso de ofertar mais segurança aos bebês assistidos pela rede municipal de educação.
Organização
Em todas as creches há três blocos, bem definidos e pensados para oferecer conforto e segurança para as crianças atendidas nestes espaços.
No primeiro bloco onde está a parte administrativa com o hall; recepção; secretaria; circulação interna; diretoria; sala de professores; almoxarifado e banheiros masculinos e femininos. O segundo bloco é o de serviços, que compreende a parte de circulação interna; rouparia (balcão de entrega de roupas limpas); lavanderia (balcão de recebimento e triagem de roupas sujas); bancada para passar roupas com prateleiras; tanques e máquinas de lavar; copa dos funcionários, dentro espaços.
E por fim, o bloco pedagógico, no qual há fraldário, sanitário, lugar para repouso, alimentação e solário para os bebês.
Para a comunidade, a creche será um novo benefício. “Essa nova unidade vai ajudar bastante, principalmente para o meu filhinho, porque eu preciso trabalhar e como ele é bebezinho, eu não tenho com quem deixar. Agora, com essa creche, vai facilitar bastante a nossa vida”, agradeceu a autônoma Azenete Brito.
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semed
Fotos – Antônio Pereira e Clóvis Miranda / Semcom
- Compartilhar