Trump exige que membros europeus da OTAN paguem o mesmo que os EUA por defesa da Ucrânia

  • Voltar
  • Trump exige que membros europeus da OTAN paguem o mesmo que os EUA por defesa da Ucrânia

Trump exige que membros europeus da OTAN paguem o mesmo que os EUA por defesa da Ucrânia

Getting your Trinity Audio player ready...

Líderes da OTAN posam para foto na abertura da cúpula da aliança militar, que completa 75 anos, em Washington nesta terça-feira (9)| Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS/POOL

Por Agência EFE/Via Gazeta do Povo

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato a voltar ao cargo, Donald Trump, exigiu nesta terça-feira (9) que os membros europeus da OTAN paguem a mesma quantia que seu país pelo apoio militar à Ucrânia na guerra com a Rússia.

Trump fez essa declaração em sua rede social, Truth, no dia em que começou a cúpula dos líderes da OTAN em Washington, que coincide com o 75º aniversário da criação da aliança militar.

No início do evento, o presidente Joe Biden, adversário de Trump na eleição de novembro, anunciou que tanto os EUA como Alemanha, Holanda, Romênia e Itália enviarão nos próximos meses à Ucrânia cinco sistemas de defesa aérea, entre eles quatro Patriot, atendendo a um dos principais pedidos de Kiev nos últimos meses.

“Se eu não tivesse sido presidente, a OTAN provavelmente não existiria mais”, disse Trump, além de alegar que, durante seu mandato, de 2017 a 2021, conseguiu que os aliados aumentassem seus gastos com defesa, tornando “a OTAN viável novamente”.

O político do Partido Republicano afirmou que atualmente “os Estados Unidos estão pagando a maior parte do dinheiro para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia” e que “a Europa deveria pelo menos igualar”.

Os EUA são os maiores doadores de armas para a Ucrânia, com US$ 53 bilhões desde o início da invasão de seu território pela Rússia, mas quando a ajuda humanitária e puramente financeira também é levada em conta, os países europeus superam os gastos de Washington.

De acordo com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, 23 dos 32 aliados já estão gastando pelo menos 2% do PIB nacional em defesa, contrastando com o cenário de apenas três aliados quando assumiram esse compromisso, em 2014.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes