O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Amazonas e Índia estudam parcerias estratégicas e expansão de investimentos na ZFM
- Voltar
- Amazonas e Índia estudam parcerias estratégicas e expansão de investimentos na ZFM
Amazonas e Índia estudam parcerias estratégicas e expansão de investimentos na ZFM
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Vice-governador Tadeu de Souza inicia tratativas com cônsul-geral indiana que está em primeira missão oficial no Amazonas
Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da vice-governadoria
O fortalecimento das relações do Amazonas com a Índia e a atração de novos investimentos para a Zona Franca de Manaus (ZFM) foram pautas de uma reunião entre o Governo do Estado e representantes do país asiático. Nesta quinta-feira (04/04), o vice-governador Tadeu de Souza recebeu, em seu gabinete, a comitiva da cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami, para dar início às tratativas.
No encontro, o vice-governador reforçou o compromisso da gestão Wilson Lima com a manutenção de um ambiente de negócios que ajuda a manter mais de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), aliando geração de empregos com a preservação da floresta. Atualmente, duas empresas indianas – Royal Enfield e Bajaj – estão em atividade no polo de duas rodas do parque fabril amazonense.
“A cônsul da Índia está visitando o Amazonas para fazer essa prospecção de outras áreas de desenvolvimento econômico e de atuação, afinal de contas, temos perfis muito parecidos. Temos uma grande população, um grande centro consumidor e a tecnologia e industrialização muito desenvolvidas. A gente fortalece essas relações bilaterais e a capacidade de atrair investimento do capital indiano aqui na Amazônia”, disse Tadeu de Souza.
Pela primeira vez em missão oficial no Amazonas desde que assumiu o posto, a cônsul-geral afirmou que a Índia planeja estabelecer novas parcerias com o estado em outras áreas estratégicas, incluindo o setor primário. De acordo com a diplomata, o objetivo é intensificar a presença de indústrias indianas no PIM a partir do investimento no potencial de mercados como o de eletroeletrônicos.
“Já temos boas parcerias, especialmente no setor de duas rodas, que está crescendo muito, tanto na Índia como no Brasil. Estamos aqui para explorar mais oportunidades. Como sabemos, o setor de eletroeletrônicos é muito forte no Amazonas, o que também está acontecendo na Índia. Também discutimos sobre produtos agrícolas, em geral. Então, vejo muitas oportunidades em todas essas áreas”, afirmou Manisha.
Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da vice-governadoria
Números
As empresas instaladas no PIM contam com incentivos fiscais da ZFM, modelo econômico mais exitoso do estado, constitucionalmente assegurados até o ano de 2073. Em paralelo, o Governo do Amazonas também concede isenção estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que inicia em 55% e pode chegar a 100% do imposto.
A fabricação de motocicletas na ZFM registrou faturamento de R$ 30,81 bilhões em 2023, o equivalente a 17,76% de participação no resultado global do PIM. Junto com o polo de concentrados para refrigerantes, o polo de duas rodas responde pelas maiores exportações do Amazonas e tem como principais destinos países como Argentina, Alemanha, China e Estados Unidos.
- Compartilhar