Ambipar fecha contrato inédito com a HEINEKEN e espera crescer em 15% a receita anual da vertical de Environment

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Ambipar fecha contrato inédito com a HEINEKEN e espera crescer em 15% a receita anual da vertical de Environment

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A Ambipar acaba de fechar um contrato com a Heineken Brasil para fazer a logística reversa de suas garrafas de vidro. A parceria se inicia com um contrato de 5 anos prorrogáveis, modelo inédito para a Heineken Brasil – é a primeira vez que a multinacional holandesa fecha uma parceria deste tipo no mundo.

A Ambipar ficará responsável por coletar as garrafas e cacos de vidro do pós-consumo do mercado, aplicando conceito da circularidade e evitando que elas acabem nos aterros sanitários. A coleta será feita por cooperativas de catadores que são parceiros da Ambipar.

Hoje, a Ambipar tem 282 cooperativas parceiras e espera expandir este número para 600 nos próximos três anos.

Depois de coletar as garrafas e cacos, a Ambipar vai enviá-las para nove centrais de tratamento, que serão construídas agora, onde elas serão quebradas, e os cacos separados por cor e lavados, para depois serem vendidas para a indústria vidreira. A construção das centrais será escalonada: três serão construídas ainda este ano, três ano que vem, e as últimas três ao longo de 2026.

O CEO da Ambipar, Tércio Borlenghi Júnior, disse ao Brazil Journal que o contrato será um dos maiores contrato da Environment hoje. Segundo ele, quando as nove centrais estiverem prontas e maduras, a receita estimada para a Ambipar é de R$ 400 milhões/ano, com um EBITDA de 25%. A TIR do projeto gira em torno de 20%.

“E é um contrato que pode aumentar muito ao longo dos anos, porque vamos ser convidados para fazer parte dos BIDs estratégicos para atender outras demandas de serviços ambientais da cervejaria no Brasil, reforçando nosso posicionamento no mercado como plataforma full service,” disse Tércio.

O contrato com a Heineken Brasil vem seis dias depois da Ambipar fechar outro contrato em sua vertical de Environment, dessa vez com a Deere & Co, dona da marca John Deere, de máquinas e implementos agrícolas.

Neste contrato, a Ambipar vai cuidar da logística reversa das máquinas pesadas da fabricante, começando com uma fábrica, a de Indaiatuba, mas podendo chegar a sete. O tamanho deste contrato, no entanto, é uma fração do contrato da Heineken Brasil, em termos de receita.

Tércio disse ainda que a companhia está em fase avançada de negociação de um terceiro contrato, com uma das maiores petroquímicas do mundo, que vai ser “muito maior”. “É uma empresa que tem a meta de ser carbono zero até 2030, então tudo que ela fábrica tem que ser com produto reciclável,” disse o CEO.

O contrato da Heineken Brasil já vai aumentar, quando maduro, em 15% a receita anual da vertical de Environment, que foi de R$ 2,6 bilhões no ano passado.

Com o contrato com a petroquímica, o impacto seria “transformacional,” segundo Tércio.

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Redação Fala Aí Notícias

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