O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA
- Voltar
- China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA

China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
China adotará medidas de retaliação contra nações que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos. (Foto: Ilustração: Vandré Kramer/Gazeta do Povo com DALL-E)
Por Juliet Manfrin/Gazeta do Povo
A representação do Ministério do Comércio da China afirmou em comunicado nesta segunda-feira (21) que o país adotará medidas de retaliação contra nações que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos em detrimento dos interesses chineses.
A declaração foi dada após questionamento sobre uma possível pressão da Casa Branca para que países retirem investimentos da China em troca de vantagens tarifárias. Embora reconheça o direito de cada nação buscar parcerias, o representante destacou que qualquer tentativa de enfraquecer os laços com a China será enfrentada com firmeza.
O comunicado também criticou os EUA por promoverem o que chamou de “lei da selva” no comércio global, acusando-os de adotar práticas hegemônicas e intimidação econômica.
Nas últimas semanas, a tensão entre China e Estados Unidos aumentou devido à escalada da guerra comercial entre os dois países. Novas tarifas anunciadas pelos EUA contra Pequim podem chegar a 245%. O governo chinês classificou as medidas dos EUA como “bullying econômico” e “pressão máxima”, e alertou que o unilateralismo e o protecionismo trarão prejuízos a todos os países envolvidos.
A China também convocou uma reunião no Conselho de Segurança da ONU para discutir o impacto das tarifas e defendeu a preservação das regras do comércio internacional, criticando duramente a política econômica de Donald Trump.
- Compartilhar