China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA

  • Voltar
  • China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA

China promete retaliações contra países que priorizarem acordos com EUA

Getting your Trinity Audio player ready...

China adotará medidas de retaliação contra nações que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos. (Foto: Ilustração: Vandré Kramer/Gazeta do Povo com DALL-E)

Por Juliet Manfrin/Gazeta do Povo

A representação do Ministério do Comércio da China afirmou em comunicado nesta segunda-feira (21) que o país adotará medidas de retaliação contra nações que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos em detrimento dos interesses chineses.

A declaração foi dada após questionamento sobre uma possível pressão da Casa Branca para que países retirem investimentos da China em troca de vantagens tarifárias. Embora reconheça o direito de cada nação buscar parcerias, o representante destacou que qualquer tentativa de enfraquecer os laços com a China será enfrentada com firmeza.

O comunicado também criticou os EUA por promoverem o que chamou de “lei da selva” no comércio global, acusando-os de adotar práticas hegemônicas e intimidação econômica.

Nas últimas semanas, a tensão entre China e Estados Unidos aumentou devido à escalada da guerra comercial entre os dois países. Novas tarifas anunciadas pelos EUA contra Pequim podem chegar a 245%. O governo chinês classificou as medidas dos EUA como “bullying econômico” e “pressão máxima”, e alertou que o unilateralismo e o protecionismo trarão prejuízos a todos os países envolvidos.

A China também convocou uma reunião no Conselho de Segurança da ONU para discutir o impacto das tarifas e defendeu a preservação das regras do comércio internacional, criticando duramente a política econômica de Donald Trump.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes