Condenado, Trump diz que país está fraudado pelo governo Biden

  • Voltar
  • Condenado, Trump diz que país está fraudado pelo governo Biden

Condenado, Trump diz que país está fraudado pelo governo Biden

Getting your Trinity Audio player ready...

Caso exigia condenação unânime do Júri para evitar anulação do julgamento

Foto: Agência Reuters

Nesta quinta-feira (30), em Nova York, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado por unanimidade por um júri popular designado para seu julgamento. As 34 acusações eram de fraude contábil, que Trump supostamente usou para ocultar um pagamento de suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels, com quem alegadamente teve um caso no passado.

Os argumentos da Promotoria foram seguidos pelos 12 jurados, que acusaram o ex-presidente americano de “comprar o silêncio de Daniels” para prevenir danos à sua imagem durante a vitoriosa campanha presidencial de 2016.

Quando saiu do tribunal, Trump responsabilizou o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelo veredito do julgamento. “Todo o nosso país está sendo fraudado neste momento… Isso foi feito pela administração Biden para prejudicar um oponente político”.

Os advogados de Trump optaram por não fazer uma declaração formal ate o momento. O presidente da Câmara, Mike Johnson, classificou a condenação de Trump como “um dia vergonhoso na história americana”, acusando o sistema judicial de ser usado politicamente e descrevendo o julgamento como “um exercício puramente político, não legal”.

Os jurados deliberaram por duas horas e a condenação foi unânime. Sem um veredito unânime, o caso de Trump teria sido dissolvido e o julgamento teria que ser refeito. Juan Merchan, o juiz encarregado do caso, deverá proferir a sentença nos próximos meses. Ele tem a opção de determinar prisão ou liberdade condicional, que exigiria visitas regulares ao Departamento de Liberdade Condicional de Nova York, ou até mesmo a imposição de uma tornozeleira eletrônica.

Caso a decisão seja pela prisão, Trump seria o primeiro candidato a conduzir sua campanha a partir da cadeia nos EUA. Apesar da pena máxima estipulada ser de 4 anos, é mais provável, segundo analistas, que sejam aplicadas penas alternativas, incluindo multas. As informações são do Diário do Poder.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes