O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Corrida de rua da Semsa movimenta Ponta Negra com público de mais de 6 mil pessoas
- Voltar
- Corrida de rua da Semsa movimenta Ponta Negra com público de mais de 6 mil pessoas
Corrida de rua da Semsa movimenta Ponta Negra com público de mais de 6 mil pessoas
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Corredores no momento da largada da corrida de rua da Prefeitura de Manaus
Mais de 6 mil pessoas, entre atletas, amantes de corridas e torcedores, prestigiaram a corrida de rua “Manaus em Movimento – Promovendo Saúde”, realizada pela Prefeitura de Manaus, na manhã deste domingo, 7/4, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. Em sua terceira edição, a competição coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve provas para todas as idades, além de um circuito com orientações e serviços de saúde, reforçando a mensagem de que atividade física, saúde e qualidade de vida têm tudo a ver.
O prefeito David Almeida, que foi um dos participantes da prova, destacou que a iniciativa busca fomentar a prática de atividades físicas e desportivas entre a população como forma de assegurar uma maior qualidade de vida.
“Trabalhar com políticas públicas na transversalidade é importante para que possamos dar à população acesso a práticas desportivas e exercícios físicos, e assim incentivar as pessoas a sair do sedentarismo”, apontou Almeida.
Prefeito David Almeida participando da corrida em comemoração ao dia da Saúde.
Com o céu ainda clareando na Ponta Negra, em meio a milhares de atletas e torcedores animados para o início das provas, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avaliou a corrida como uma grande celebração pelo Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo.
“É uma festa linda neste dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a Ponta Negra lotada com as equipes que vão disputar as provas, mostrando que a gente pode promover a saúde por meio da atividade física”, destacou.
Dia de vitórias
E a festa foi especial para Uhuru Figueira Rocha e Leandro Silva Costa, os primeiros a cruzar a linha de chegada, nas respectivas categorias Feminino e Masculino da prova de 5Km, com os tempos de 19 minutos e 51 segundos e 16 minutos e 3s. No pódio da prova, que reuniu 3 mil corredores inscritos, subiram também Thais Porfirio Dias e Cristiane Lopes Garcia, segunda e terceira colocadas no feminino, e Wermerson Ribeiro e Wenderson Auzier dos Santos, no masculino.
Feliz com o troféu do 1º lugar, Uhuru disse que a vitória foi uma alegre surpresa em meio a uma rotina pesada de treinos que vem seguindo.
“Vim de uma semana bem cansativa, pela sequência e sobrecarga de treinos, e realmente me surpreendi com o resultado, não esperava ficar em primeiro”, relatou a corredora, que é destaque nacional nos 800 metros, figurando em terceiro lugar no ranking adulto feminino da modalidade no país.
Mais tarde, foi a vez de Dionísio Cosme Cardoso e Gezabel Albuquerque da Silva se sagrarem vencedores na prova dos 10Km, que teve um total de 1.700 inscritos. Gezabel, que concluiu a prova com o tempo de 43’52”, dividiu o pódio com Aldileia Gentil e Edite Teixeira, segunda e terceira colocadas no feminino, respectivamente.
Secretária Shadia Fraxe ao lado das vencedoras da corrida de 5 km.
Dionísio, que foi sagrado vencedor ao lado de Jean de Souza Pereira e Luis Moura Camelo, segundo e terceiro lugares, festejou a vitória, que se soma a outras conquistas em seus quase 20 anos de corridas.
“É uma sensação muito boa! É o segundo ano em que participo, no ano passado fiquei em segundo lugar nos 5Km. Fiquei muito feliz pelo resultado”, declarou o corredor, que cravou o tempo de 36’15”.
Ainda dentro da modalidade 5Km, foram premiados Marleide Sales da Silva e Francisco Barros Pimenta, respectivos vencedores feminino e masculino na categoria de pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, e Antonio de Oliveira Honório, primeiro colocado entre as pessoas com deficiência visual.
Com o maior número de participantes a concluir as provas no tempo máximo previsto, a Mucuras Runners recebeu o troféu da competição por equipes, seguida da E.M. Runners e da Curicas Runners.
Além dos campeões nas categorias e modalidades individuais, premiados com medalha e troféu, todos os inscritos nas modalidades principais que cruzaram a linha de chegada nos tempos máximos de prova também receberam medalhas de participação.
Jovens corredores
Mantendo a tradição iniciada no ano anterior, a Manaus em Movimento 2024 abriu espaço para corredores mirins e juvenis, que aprenderam desde cedo que atividades físicas e saúde correm juntas. Entre eles estavam os jovens Caio Eduardo Costa da Silva e Kiara Pereira, ambos de 6 anos e cheios de disposição.
“Estou preparado e quero ganhar”, declarou Caio, antes da largada para a provinha dos 200 metros na corrida municipal, voltada para crianças de 2 a 6 anos. Kiara também era só expectativa antes do início da corridinha: “Estou muito animada, muito feliz e quero ganhar muitos prêmios”, sentenciou.
Crianças participando da prova Kids.
As provas para o público juvenil, sem caráter competitivo, também incluíram o trajeto de 400 metros, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos. Centenas de jovens corredores participaram das corridinhas, impulsionados pela animação e pelos gritos de torcida de pais e mães, em coro com o público que prestigiou o evento na Ponta Negra. Todos os participantes mirins e juvenis receberam medalhas de participação.
Saúde em circuito
A programação da 3ª Corrida Manaus em Movimento contou ainda com o circuito Tendas da Saúde, onde corredores e visitantes receberam orientações sobre os males ligados ao sedentarismo e a importância das atividades motoras para o bem-estar físico e mental. Também nas estruturas, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, medição de peso e altura e cálculo do peso ideal, além de sessões de auriculoterapia e distribuição de mudas.
A servidora pública Valéria Albano visitou o circuito após participar da corrida e aproveitou para aferir a pressão com os profissionais de saúde da Semsa. Ela, que começou a praticar atividades físicas para lidar com a hipertensão arterial, participou do evento pela primeira vez e aprovou.
“Já indico às pessoas para virem nos próximos anos. Parabéns à prefeitura e à secretaria de saúde pela iniciativa, é uma grande oportunidade para nós, cidadãos, ter uma corrida gratuita e com todas essas atividades e serviços de saúde disponíveis”, apontou.
Mulheres comemorando participação na corrida.
O circuito de saúde da Semsa incluiu ainda um espaço voltado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), onde o público pôde conhecer o trabalho das equipes de atenção pré-hospitalar e os veículos utilizados nos atendimentos de urgência e emergência.
A corrida de rua “Manaus em Movimento – Promovendo Saúde” integra as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A proposta da competição, que já faz parte do calendário de corridas de rua do município, é sensibilizar a população para a importância da prática de atividades físicas e esportivas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Artur Barbosa e Alexandre Pinheiro/ Semsa
- Compartilhar