O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Crianças dos 10 aos 14 anos podem ser vacinadas contra dengue neste sábado, 13/4, em 8 unidades de saúde da Prefeitura
- Voltar
- Crianças dos 10 aos 14 anos podem ser vacinadas contra dengue neste sábado, 13/4, em 8 unidades de saúde da Prefeitura
Crianças dos 10 aos 14 anos podem ser vacinadas contra dengue neste sábado, 13/4, em 8 unidades de saúde da Prefeitura
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O público de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos pode receber a vacina Qdenga, neste sábado, 13/4, nas oito unidades da secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (Semsa) que funcionarão das 8h às 12h.
Os dados mais recentes levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mostram que no total, 24.789 doses da vacina já foram aplicadas, o que corresponde a 15,24% da meta de vacinação em um segmento estimado de 162.708 indivíduos que podem ser protegidos contra a dengue.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, assinala que a abertura das unidades aos sábados tem o objetivo de facilitar o acesso ao imunizante e vai ao encontro da demanda de pais, mães e demais responsáveis que durante a semana estão envolvidos com a rotina de trabalho e não têm tempo para levar seus filhos e familiares para se proteger da infecção causada pela dengue, que tem sido alvo de preocupação para as autoridades de saúde em todo o país.
“A Semsa sempre abre suas unidades aos sábados porque sabemos que muitas vezes a correria da semana impede que as crianças sejam imunizadas. Pedimos que todos façam um esforço para proteger suas crianças e adolescentes com a vacina contra dengue”, salienta.
Seguindo os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde, a Qdenga está sendo administrada de maneira isolada nas salas de vacinação da Prefeitura de Manaus, obedecendo intervalos que variam de 24 horas a 30 dias para receber outros imunizantes. O intervalo de 30 dias é necessário para o público que precisa receber imunobiológicos atenuados, como é o caso das vacinas contra Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral.
Outra orientação divulgada pelo Ministério da Saúde é que o imunizante seja ofertado em unidades com maior capacidade de acolhimento ao público, por conta do período necessário (15 a 30 minutos) para observar possíveis processos alérgicos.
Ao longo da semana a Qdenga é ofertada em mais de 70 estabelecimentos de saúde, cujos endereços e horário de funcionamento podem ser conferidos por meio do link: https://bit.ly/salasvacinaqdenga.
Confira as unidades de saúde em funcionamento neste sábado, 13/4
Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)
USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1
USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina
Zona Sul
USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores
Zona Leste
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1
Texto – Divulgação / Semsa
Foto – Divulgação / Semcom
- Compartilhar