O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Exposição retrata enfoques da cultura amazonense por meio de recortes de jornais
- Voltar
- Exposição retrata enfoques da cultura amazonense por meio de recortes de jornais
Exposição retrata enfoques da cultura amazonense por meio de recortes de jornais
A obra destaca momentos relevantes das áreas política, cultural e social do Amazonas. Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta quinta-feira (29/02), tem início a exposição “Memórias da Cultura do Amazonas em Recortes de Jornais”, que acontece no Hall Francisco de Queiroz da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e segue até o dia 15 de março. A mostra é gratuita e fica disponível das 9h às 14h para a visitação do público.
A obra é resultado do trabalho manual feito por Roberto Sá, que reuniu e separou os recortes durante mais de cinquenta anos, e possui a curadoria do artista Jandr Reis. Dentro do universo de vinte mil recortes de matérias jornalísticas, foram destacadas 35 imagens, que serão distribuídas em painéis com a finalidade de resgatar e memorizar algumas nuances culturais do Amazonas.
A exposição foi dividida em cinco temáticas: história do Parlamento estadual do Amazonas, no qual o artista trabalha como gestor cultural, atividade artística no Amazonas, a luta dos povos indígenas, sociedade em geral, e a trajetória da Banda Blue Birds, na qual Roberto atua como músico.
“Roberto é um grande artista musical e bem relacionado na área política, artística e com a sociedade manauara. Foi difícil selecionar esses recortes por conta dessa volumetria de mais de cinquenta anos de recortes de jornais antigos e atuais. Mas é um trabalho lindo que retrata a sensibilidade desse grande artista musical, destacando a classe política, indígena e a sociedade amazonenses”, declarou Jandr Reis, sobre o desafio de realizar a curadoria da exposição.
O expositor Roberto Sá Gomes é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Gestão Cultural. É especialista em elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de músico profissional desde os 16 anos, sendo fundador da Banda Blue Birds.
- Compartilhar