Financial Times alerta: julgamento pode transformar Bolsonaro em mártir político

  • Voltar
  • Financial Times alerta: julgamento pode transformar Bolsonaro em mártir político

Financial Times alerta: julgamento pode transformar Bolsonaro em mártir político

Getting your Trinity Audio player ready...

O jornal britânico acredita que a popularidade do ex-presidente pode ser ampliada

A concepção de que o mundo está prestando atenção no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi evidenciada pelo jornal britânico Financial Times. Na terça-feira, 1º, o jornal caracterizou a ação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos casos de 8 de janeiro como um evento “arriscado” para a política brasileira.

Segundo o jornal, a investigação em torno da suposta conspiração golpista intensifica o embate político no Brasil. Em outras palavras, temos aqueles que alegam a inocência de Bolsonaro de um lado; e do outro, aqueles que defendem a penalização do ex-presidente.

Em entrevista ao Financial Times, o ex-presidente declarou ser vítima de perseguição no Brasil. De acordo com suas palavras, seus adversários estão tentando excluí-lo da corrida eleitoral de 2026.

“Eles querem remover qualquer chance de meu nome estar nas urnas ano que vem”, declarou Bolsonaro.

A matéria também aborda a partida do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) do Brasil. A publicação interpretou a decisão como um componente de uma estratégia para ganhar suporte internacional.

O apoio de parlamentares norte-americanos a Eduardo também é mencionado pelo jornal. Uma carta foi enviada ao presidente Donald Trump por deputados republicanos, por exemplo, expressando preocupação com a política brasileira. Eles solicitam sanções econômicas e o revogamento do visto do ministro Alexandre de Moraes.

O periódico avisa sobre a chance de Bolsonaro obter respaldo político através do julgamento no Supremo. De acordo com o veículo, o ex-chefe de estado tem a possibilidade de elevar sua popularidade e ser visto como mártir — a exemplo do que aconteceu com Donald Trump, após a invasão do Capitólio, em 2021.

Os apoiadores do ex-presidente acreditam que as alegações de uma suposta tentativa de golpe de Estado, feitas pela Procuradoria Geral da República e o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, não prejudicam a imagem de Bolsonaro nem diminuem suas alianças.

“Esse julgamento não abala o capital político do presidente”, afirmou o deputado Rodrigo Valadares (União-SE). “Nem perante a população, nem perante a sua base. Bolsonaro entrou para a história e está pagando um preço alto por isso, mas jamais levará o nome de traidor da pátria. Muito pelo contrário. A população vê e entende o que está acontecendo.” As informações são da Revista Oeste.

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes