As intervenções visam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e expandir o acesso da população
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O Governo do Amazonas vem promovendo uma transformação na rede de saúde pública do Estado. Parte desse esforço é resultado das revitalizações das unidades, visando melhorar a infraestrutura e oferecer um serviço de qualidade aos usuários. Diversas obras estão sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, os serviços em execução envolvem reformas e manutenção predial, entre outras melhorias. “O governador Wilson Lima vem promovendo uma transformação no setor de saúde. E uma das determinações dele é a melhoria da estrutura física para proporcionar uma experiência mais confortável aos usuários dos serviços, assim como dos servidores que trabalham nessas unidades”, observa.
Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são cerca de 16 obras em execução e já entregues pela UGPE, além daquelas que estão sendo feitas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que está reformando todos os onze Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC).
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que os investimentos fazem parte dos esforços contínuos do Governo do Amazonas para aprimorar a qualidade do atendimento na rede de saúde do Estado. “Essas melhorias são essenciais, tanto para os servidores quanto para os pacientes. As ações refletem a transformação que o Governo do Estado está promovendo na saúde, requalificando a infraestrutura hospitalar para melhorar a qualidade de atendimento à população”, afirmou.
Um marco que fortalece a rede de assistência à saúde feminina no Amazonas foi a inauguração, no último dia 10 de março, do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), que integra a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).
Na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), no bairro Cidade Nova, zona norte, avançam as obras de reforma e ampliação. A revitalização vai proporcionar a abertura de 57 novos leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da reforma do heliponto. Entre os serviços realizados estão a reforma do laboratório, ampliação do hospital-dia, a revisão e manutenção das instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, além da instalação de forro, piso e climatização das novas áreas. A previsão de conclusão dos serviços é para junho de 2026.
Fotos: Tiago Corrêa/UGPE
O Centro de Saúde Mental, localizado no bairro Planalto, zona Centro-Oeste, também está recebendo serviços como a ampliação da enfermaria, que terá um total de 30 leitos, além da construção do prédio administrativo. A unidade está prevista para ser entregue em julho deste ano.
Estão avançando também as obras de modernização do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu. Foi feita toda a reforma e ampliação do segundo andar do prédio do HPS 28 de Agosto para receber 48 novos leitos, além de reforma do laboratório, serviços de pintura, manutenção elétrica, hidráulica e troca de piso na emergência do térreo. O complexo hospitalar também recebeu novos grupos geradores de energia, além de modernização da iluminação pública com LED, recapeamento asfáltico, drenagem superficial e sinalização na área externa, abrangendo estacionamentos e entorno das unidades.
Os próximos passos da modernização do CHS são a reforma da recepção do 28 de Agosto e do Instituto Dona Lindu. As obras estão previstas para serem concluídas em 90 dias e o padrão da qualidade dos serviços oferecidos nas unidades será o mesmo do Hospital Delphina Aziz.
Na zona leste, o Hospital e Pronto-Socorro Doutor (HPS) João Lúcio Pereira Machado também recebeu obras de reforma no centro cirúrgico e outros espaços. Foram finalizadas a reforma de cinco salas cirúrgicas, reforma e ampliação da sala de Recuperação Pós-Anestesia (RPA), dois vestiários, uma copa, três salas de conforto (equipe médica e enfermagem) e três depósitos (sala de utilidades).
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) teve seu centro cirúrgico e rede de gases revitalizados. Com a obra, entregue em julho de 2024, a instituição passou a realizar cirurgias dermatológicas de alta complexidade e implementou o regime de hospital-dia, o que possibilita a internação do paciente por até 12 horas.
Além disso, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) Alexandre Montoril, Afrânio Soares e Ana Braga, o Hospital e Pronto Socorro da Criança (Joãozinho) e o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, também receberam melhorias na climatização.
Fotos: Tiago Corrêa/UGPE
Obras no Interior
O Hospital Geral no município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) está sendo totalmente revitalizado. A unidade de saúde atenderá, além da sede, outros municípios e comunidades da região do Baixo Amazonas.
Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) a reforma do hospital também está em andamento. A unidade contará com 112 leitos de enfermaria, 32 leitos de UTI, 12 leitos de apoio cirúrgico e cinco salas de cirurgia. O projeto inclui, ainda, a construção de uma maternidade e de um pronto-socorro adulto e infantil.
Além disso, em 2024, a UGPE executou serviços de adequação e revitalização do Hospital Regional de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com a ampliação para 15 leitos de UTI, sendo 10 para adultos e 5 para crianças. As obras abrangeram a revisão da cobertura, pintura interna e externa, melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e hidrossanitário, ampliação da rede de gases, troca de louças e metais, além de intervenções no paisagismo e urbanismo.
LED em toda a rede de saúde
O Governo do Amazonas avança também na modernização do sistema de iluminação pública das unidades da rede estadual de saúde, na capital. Com o Programa Ilumina+ Amazonas, estão sendo instalados 1.171 novos pontos de LED nas áreas externas e de uso público de 21 unidades da SES-AM, entre hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas. Os serviços iniciaram no final de fevereiro e estão previstos para serem concluídos no final de maio. O investimento é de R$ 3 milhões.