O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Janja em Paris: o que a representante do governo brasileiro fará durante as Olimpíadas
- Voltar
- Janja em Paris: o que a representante do governo brasileiro fará durante as Olimpíadas
Janja em Paris: o que a representante do governo brasileiro fará durante as Olimpíadas
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em viagem sem Lula a Paris, Janja será representante do Brasil nas Olimpíadas
Em viagem sem Lula a Paris, Janja será representante do Brasil nas Olimpíadas| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Aline Rechmann / Da Gazeta do Povo
Na tarde desta quinta-feira (25), a assessoria da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, divulgou algumas informações sobre a agenda dela como representante oficial do Brasil nas Olimpíadas de Paris. Janja chegou à capital francesa no começo da tarde, mas, até então, nenhum dos compromissos dela haviam sido divulgados.
Antes de chegar a Paris, na manhã desta quinta-feira, Janja divulgou um vídeo exibido durante um evento que reúne prefeitos de cidades que fazem parte da Rede C40. Trata-se de uma rede global de quase 100 prefeitos que estão unidos em ações para enfrentar a crise climática. No vídeo, Janja convida os governos locais para se unirem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, projeto apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), nesta quarta-feira (24).
De acordo com a agenda obtida pela Gazeta do Povo, o primeiro compromisso de Janja em Paris foi uma reunião do Comitê Gestor da Conferência de Prefeitos da Rede C40 a favor da Ação Climática. Nesse compromisso, conforme registro feito nas redes sociais, a primeira-dama se encontrou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Ainda nesta quinta-feira, Janja irá a um jantar oferecido pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para as comitivas e as delegações dos países participantes dos Jogos Olímpicos.
Já na sexta-feira (26), antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas, Janja irá a uma recepção oferecida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron, aos chefes de Estado e de governo. Embora não seja chefe de Estado, Janja conseguiu, de última hora, uma credencial para ser a representante oficial do país.
No sábado (27), a agenda de Janja aponta que ela participará de uma cerimônia de apresentação do vídeo “Juntos somos imbatíveis”, realizado com atletas olímpicos em apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Há ainda a menção ao lançamento da campanha “Europa Embratur/SEBRAE”.
Apesar de fornecer as informações sobre a agenda, a assessoria da primeira-dama não deu mais detalhes sobre os compromissos de Janja em Paris. Em nenhum dos itens consta o horário em que a representante do governo brasileiro estará nos eventos apontados, tampouco há a informações sobre quem ela irá encontrar nos compromissos.
Além disso, até o momento, a assessoria de imprensa da primeira-dama também não informou quais serão os compromissos dela em Paris a partir de domingo (28). As Olimpíadas seguem até 11 de agosto.
Viagem de Janja a Paris gerou correria e motivou polêmicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou a esposa, Janja, para representar o governo do Brasil nas Olimpíadas há menos de duas semanas para a cerimônia de abertura do evento, depois que o prazo para a solicitação da credencial junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia se esgotado. Isso gerou uma correria no governo brasileiro e no Comitê Olímpico do Brasil (COB) para providenciar a inclusão de Janja na lista de autoridades que representaram os países participantes das Olimpíadas.
Além disso, parlamentares de oposição criticaram o fato de a primeira-dama representar o país em um evento internacional.
O ex-atleta olímpico e deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) chamou a escolha de Janja de “equívoco”. “Mais um equívoco do governo brasileiro. Quem deveria estar representando o Brasil, o governo, em uma ação institucional, deveria ser o ministro do Esporte”, afirmou Lima (PL-RJ) à coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo.
Agenda de Janja em Paris:
Quinta (25)
Reunião do Comitê Gestor da Conferência de Prefeitos da Rede C40 a favor da Ação Climática
Jantar oferecido pelo Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para as comitivas e as delegações dos países participantes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Sexta (26)
Recepção oferecida pelo Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e pela senhora Brigitte Macron aos chefes de estado e de governo
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Sábado (27)
Cerimônia de apresentação do vídeo “Juntos somos imbatíveis”, realizado com atletas olímpicos em apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e lançamento da campanha Europa Embratur/SEBRAE.
- Compartilhar