O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Mais de 100 conselheiros locais tomam posse para atuação em 21 Unidades de Saúde
- Voltar
- Mais de 100 conselheiros locais tomam posse para atuação em 21 Unidades de Saúde
Mais de 100 conselheiros locais tomam posse para atuação em 21 Unidades de Saúde
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 9/8, no auditório do Instituto Felippo Smaldone, bairro Planalto, 111 conselheiros locais de saúde tomaram posse para um mandato que segue até 2026. Os conselheiros passam a integrar 21 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) e irão atuar de forma vinculada a 21 unidades de saúde do município de Manaus.
O grupo de conselheiros locais foi definido em processo eleitoral complementar realizado no mês de julho, conduzido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), que abrangeu 15 CLSs que estavam com o quadro incompleto de conselheiros locais (mandato 2023/2026), e em seis unidades de saúde que realizaram a eleição pela primeira vez, incluindo quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a maternidade Moura Tapajóz e a Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonino Mendes.
Com o processo eleitoral complementar, Manaus passou a contar com 79 CLSs, vinculados a 79 Unidades de Saúde, que fiscalizam e propõem soluções para a melhoria da oferta de serviços, em um trabalho voluntário e não remunerado. Ao todo, Manaus tem 775 conselheiros locais de saúde.
A composição de cada CLSs é paritária, como ocorre na composição do CMS/Manaus, com 25% representantes de gestores e 25% representantes de trabalhadores das Unidades de Saúde, e 50% dos membros representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No processo eleitoral, os representantes de gestores são indicados pela gestão, os representantes de trabalhadores são eleitos por trabalhadores da Unidade de Saúde e representantes de usuários são eleitos por usuários do SUS.
As unidades de saúde que participaram do processo eleitoral foram: Ephigênio Salles e Nossa Senhora do Livramento (zona rural); Professor Carlson Gracie e Amazonino Mendes (zona Norte); Alfredo Campos, Policlínica Comte Telles, Gilson Moreira, Ivone Lima, Josephina de Melo e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (zona Leste); Frank Calderon, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares, Caps Benjamin Matias Fernandes, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Sul (zona Sul); Deodato de Miranda Leão, Rayol dos Santos, Santo Antônio, Vila da Prata, Mansour Bulbol, Dom Milton e Maternidade Moura Tapajóz (zona Oeste).
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
- Compartilhar