O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Mais de 36 mil estudantes da prefeitura participam do segundo simulado do programa ‘Educa+Manaus’ 2025 nas escolas da rede municipal
- Voltar
- Mais de 36 mil estudantes da prefeitura participam do segundo simulado do programa ‘Educa+Manaus’ 2025 nas escolas da rede municipal

Mais de 36 mil estudantes da prefeitura participam do segundo simulado do programa ‘Educa+Manaus’ 2025 nas escolas da rede municipal
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 24/3, o 2º simulado do programa “Educa+Manaus”, em 321 escolas, alcançando mais de 36 mil estudantes da rede. A ação tem como meta preparar os estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano, que acontece entre os meses de outubro ou novembro. A aplicação da prova termina nesta terça-feira, 25/3.
O simulado é uma estratégia da Semed que deu muito certo no Saeb de 2023, onde colocou a rede municipal de Educação de Manaus em 5º lugar nos Anos Finais (9º ano) e o 6º lugar nos Anos Iniciais (5º ano). A avaliação é composta por 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, com duração de 4 horas.
Na escola municipal Síria Mamed Amed Chagas, localizada no bairro Santa Etelvina, na zona Norte da cidade, 76 alunos participaram do simulado, sendo 40 do 5º ano e 36 do 9º ano do ensino fundamental.
“Nossos alunos estão se preparando diariamente para fazer uma excelente prova. Temos as aulas do 6° tempo, que têm contribuído significativamente no desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. Além disso, a Semed tem enviado uma sequência didática para apoiar os alunos que enfrentam dificuldades, facilitando o processo de aprendizagem”, destacou o gestor da unidade, Gilmar Costa.
A professora Cáritas Braga, do 5° ano, comentou sobre o desempenho dos alunos no primeiro simulado e as expectativas para a segunda aplicação da prova com os estudantes.
“Ao corrigir o simulado com os alunos, discutimos as questões e mostramos maneiras de melhorar nas próximas aplicações. Estamos confiantes de que a cada simulado os estudantes melhorem cada vez mais. Foi gratificante ver alunos com autismo e dificuldades de leitura superando desafios e alcançando resultados positivos”, afirmou a professora.
Moisés Pinheiro, de 10 anos, é um dos alunos do 5º ano que participou do segundo simulado. Ele compartilhou que, durante a prova, se sentiu bastante à vontade com as questões de matemática.
“Eu me senti seguro e tranquilo. Gostei mais de matemática, pois achei as questões objetivas. A prova de português também estava fácil, e eu me concentrei na interpretação e na gramática. Espero tirar uma boa nota, pois estudei bastante”, contou o estudante.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
- Compartilhar