O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS
- Voltar
- Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS
Na batalha pela sobrevivência, crianças são resgatadas pela FAB no RS
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre elas, estava uma paciente com câncer
Uma criança de oito anos foi resgatada na noite dessa quarta-feira (08/05) em Santa Cruz do Sul (RS) pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, da Força Aérea Brasileira (FAB). Portadora de câncer, ela sofreu uma infecção e foi transportada para o Hospital da Criança, em Porto Alegre, para seguir o tratamento e a quimioterapia. Também na mesma noite, quatro crianças que estavam passando mal foram resgatadas pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e transportadas de Eldorado do Sul para a capital gaúcha.
Missões sucessivas
Após cumprir missão de remoção de um bebê entubado de Esteio até Santa Rosa, a mesma aeronave do 5°/8° GAV voltou para abastecer na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e pousou em Santa Cruz do Sul para buscar a criança que se encontra em tratamento oncológico.
Salvas após privações de água e comida
Em estado de desidratação e fome, as quatro crianças resgatadas em Eldorado do Sul estavam vomitando constantemente, segundo relatos de seus familiares. No salvamento, foram içados também dois adultos com as duas crianças de colo e as outras duas maiores.
“Avistamos um sinal de luz de uma lanterna vindo de uma casa. Fomos lá e vimos um pessoal balançando um pano vermelho. Desci no guincho, entrei na casa e era uma família com quatro crianças e quatro adultos. Eles estavam sem água e comida”, disse um dos homens de resgate da missão, Tenente de Infantaria Antonio Carlos Diniz de Lemos Doria.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Entre os meios da FAB, estão envolvidos 12 aeronaves, mais de 1.300 militares e 90 viaturas. As missões são cumpridas a partir das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM), de Canoas (BACO) e Florianópolis (BAFL).
Texto: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea
Fotos: 2°/10° GAV / 5°/8° GAV
- Compartilhar