O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
OMS alerta para possibilidade de epidemia de dengue mais severa da história
- Voltar
- OMS alerta para possibilidade de epidemia de dengue mais severa da história
OMS alerta para possibilidade de epidemia de dengue mais severa da história
Do Portal Contrafatos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta nesta quinta-feira (28) sobre a possibilidade de a epidemia de dengue deste ano se tornar a mais severa já registrada. Em coletiva de imprensa, a entidade divulgou dados alarmantes: até 26 de março, as Américas registraram 3,5 milhões de casos de dengue, incluindo mais de mil óbitos. Este número já é três vezes superior ao total de casos notificados no mesmo período do ano passado, que fechou com 4,5 milhões de casos.
Sylvain Aldighieri, diretor do departamento de prevenção, controle e eliminação de doenças da Opas, o braço pan-americano da OMS, enfatizou a gravidade da situação, indicando que 2024 está a caminho de bater recordes de casos da doença em nível regional.
O cenário é particularmente crítico no Brasil, Paraguai e Argentina, que juntos somam 92% dos casos e 87% das mortes relacionadas à dengue nas Américas. A OMS destaca a sazonalidade da doença, com maior transmissão no primeiro semestre do ano, período mais quente e chuvoso, propício à proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue.
Jarbas Barbosa, diretor da Opas, apontou que a circulação simultânea de dois ou mais sorotipos do vírus da dengue eleva o risco de epidemias e formas mais severas da doença. Atualmente, quatro sorotipos são conhecidos, e mais de um está presente em ao menos 21 países das Américas.
Barbosa também mencionou desafios adicionais, como a expansão geográfica do Aedes aegypti para regiões anteriormente não afetadas, aumentando o risco para países despreparados para um surto.
Quanto à vacinação, que começou a ser aplicada no Brasil desde fevereiro, Barbosa foi cauteloso, ressaltando que o impacto na transmissão da dengue só será notável após anos de vacinação contínua. A eliminação de criadouros do mosquito permanece como a principal medida de controle.
- Compartilhar