O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Prefeito recebe placa de selo internacional dedicado ao Samu Manaus pela excelência em socorro a pacientes com AVC
- Voltar
- Prefeito recebe placa de selo internacional dedicado ao Samu Manaus pela excelência em socorro a pacientes com AVC
Prefeito recebe placa de selo internacional dedicado ao Samu Manaus pela excelência em socorro a pacientes com AVC
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta sexta-feira, 21/6, a placa pela certificação internacional “Selo de Ouro”, do programa EMS Angels Awards, em reconhecimento à qualidade do atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu) Manaus prestado a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal fez questão de entregar a placa para os servidores do atendimento móvel. “A excelência na prestação de serviços é o foco e a meta da prefeitura. O Samu recebe essa certificação internacional que somente Manaus e Curitiba receberam no Brasil. Grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos e da Oceania foram contempladas também. Isso demonstra a eficiência de trabalho da Prefeitura de Manaus, a partir da sua Secretaria de Saúde”, afirmou Almeida.
Para a premiação, o Samu foi monitorado durante o primeiro quadrimestre de 2024 e avaliado em cinco critérios relacionados ao socorro a este tipo de paciente na sua área de abrangência.
Sete serviços de saúde brasileiros participaram da disputa pelo selo concedido pelo programa, vinculado à Boehringer Ingelheim. A premiação acontece três vezes por ano e visa reconhecer, em nível mundial, equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática dos cuidados ao paciente acometido por AVC.
Os cinco critérios usados pelo programa para avaliar a performance do Samu Manaus no atendimento a pacientes de AVC foram: tempo médio no local (em minutos); percentual de pré-notificação para o hospital; percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada.
No período analisado, o Samu Manaus atendeu 317 chamados relacionados à AVC, dos quais 310 na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, disse que o reconhecimento da performance elevada do Samu neste tipo de atendimento demonstra que a gestão está no caminho certo e é um incentivo às equipes para que busquem resultados cada vez melhores.
“É um momento de orgulho do Samu Manaus, isso é resultado de um trabalho que vem sendo executado por esses servidores há um certo tempo e que tem muito ainda a ser melhorado. A gente vai lutar pelo selo Diamante, mas já ganhamos o selo Ouro que nos orgulha muito e que avalia todo o protocolo, desde o recebimento do caso suspeito de AVC, até a entrega dessa pessoa aos hospitais. Apesar do reconhecimento, podemos melhorar ainda mais esse selo”, destacou Djalma.
Com 18 anos em funcionamento, o Samu Manaus realiza, em média, 5.000 atendimentos por mês relacionados a casos de urgência e emergência de agravos clínicos, traumáticos, obstétricos, pediátricos e psiquiátricos, entre outros. O Samu conta, atualmente, com 38 Unidades de Suporte Básico (USBs), sete Unidades de Suporte Avançado (USAs), que são como UTIsmóveis e 16 motolâncias, para atendimento de casos com acesso terrestres, e duas unidades de Suporte Avançado Fluvial (Usaf) para atendimento às comunidades rurais ribeirinhas.
Texto – Thiago Fernando / Semcom e Andréa Arruda / Semsa
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom
- Compartilhar