O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Prefeitura intensifica ações de educação em saúde no Dia de Prevenção à Hipertensão
- Voltar
- Prefeitura intensifica ações de educação em saúde no Dia de Prevenção à Hipertensão
Prefeitura intensifica ações de educação em saúde no Dia de Prevenção à Hipertensão
Getting your Trinity Audio player ready...
|
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado nesta sexta-feira, 26/4, a Prefeitura de Manaus iniciou a programação de intensificação de serviços de prevenção e promoção da saúde nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A abertura da programação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.
As atividades de intensificação dos serviços incluem aferição de pressão arterial, atividades físicas, palestras, rodas de conversa e outras ações de educação em saúde. A programação será realizada em datas específicas por cada Distrito de Saúde (Disa) da Semsa.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, salienta que a programação foi estruturada para reforçar os cuidados e orientações que são ofertados de forma rotineira nas unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde.
“O objetivo dessa programação é conscientizar a população sobre sinais que muitas vezes passam despercebidos e que requerem atenção e acompanhamento. Outro aspecto diz respeito ao autocuidado. Uma vez diagnosticada com pressão alta, a pessoa precisa adotar um estilo de vida saudável, seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos, regular as emoções para evitar o estresse e sempre seguir a orientação médica quanto ao uso de medicamentos”, acentuou.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Nádia Dias Brito, reitera a importância da campanha para a sensibilização da população sobre fatores de risco e dos impactos causados pela hipertensão, uma doença silenciosa que quando não é controlada, pode ser uma porta aberta para outras complicações como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e alterações na visão.
“A hipertensão é uma doença crônica que pode causar danos à qualidade de vida das pessoas se não for controlada. E nesse sentido a programação é a oportunidade que temos de mostrar que muitos fatores de risco podem ser reduzidos e dependem da autorresponsabilidade desse usuário, como é o caso da redução do sal e do consumo do álcool. São decisões que fazem toda a diferença para evitar complicações”, ressalta Nádia.
No Disa Norte a programação será realizada no dia 3/5, na USF Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul. No dia 8/5, será a vez da USF Geraldo Magela, no bairro Armando Mendes, que fica na área do Disa Leste. O Disa Oeste promove suas ações de educação em saúde no dia 10/5, na USF Deodato de Miranda Leão, na Compensa e no dia 14/5, a USF Adana Viana do Disa Rural encerra a programação.
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa
- Compartilhar