O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Prefeitura realiza abertura da segunda edição da mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ nesta quarta, 10/4
- Voltar
- Prefeitura realiza abertura da segunda edição da mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ nesta quarta, 10/4
Prefeitura realiza abertura da segunda edição da mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ nesta quarta, 10/4
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Subsecretário Djalma Coelho falando para uma grande plateia
Propiciando o fortalecimento e a difusão de ações do município voltadas à melhoria e à inovação na assistência à saúde, a Prefeitura de Manaus realiza a II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), tem início nesta quarta-feira, 10/4, às 16h, com abertura no auditório Martinho Lutero do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), no bairro Japiim, zona Sul, seguindo com programação até a sexta-feira, 12/4.
A mostra “Manaus, aqui tem SUS” acontece como etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A abertura do evento, que tem o apoio do Ceulm/Ulbra terá palestra da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, com o tema “Nós somos o SUS”, destacando as ações da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação dos trabalhadores da saúde, seguida de apresentação cultural.
A agenda continua na quinta-feira, 11/4, com a Apresentação Oral de 20 experiências exitosas conduzidas no âmbito da saúde municipal e exposição de 40 experiências em banners. O encerramento será na sexta, 12/4, com a premiação e entrega de certificados aos autores das experiências. As cinco mais bem avaliadas vão participar da mostra estadual “Amazonas, aqui tem SUS”, nos dias 25 e 26 deste mês.
Conforme a diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, além de se consolidar no calendário oficial da Semsa, a mostra “Manaus, aqui tem SUS” traz avanços em sua segunda edição. Entre eles, ela aponta o número maior de experiências selecionadas para a Apresentação Oral, que passou de 10, no ano anterior, para 20, neste ano, além de um prazo maior para a preparação do evento, permitindo tanto conferir maior rigor científico à seleção quanto ampliar o acesso dos servidores.
“Tivemos uma participação grande, não só de técnicos como também de gestores na área da assistência, com o apoio dos Distritos de Saúde (Disas). Houve grande envolvimento de todos os setores da Semsa, contribuindo para um trabalho melhor organizado e distribuído”, nota a diretora, assinalando que a avaliação e sugestões de participantes da primeira edição também contribuíram no aprimoramento do evento.
Karina assinala ainda que o número maior de trabalhos apresentados nesta edição vai permitir que chegue a cinco o número de experiências da saúde municipal inscritas na “Amazonas, aqui tem SUS”, neste ano, nos termos do regulamento do evento estadual.
Experiências
A segunda edição da mostra “Manaus, aqui tem SUS” teve um total de 78 inscrições homologadas. O coordenador da Comissão Científica da segunda edição da mostra municipal, Mateus Silva de Souza, assinala que a seleção abrange uma multiplicidade de temas e áreas da saúde básica, como saúde da mulher, controle social, saúde digital, vigilância, educação em saúde, saúde indígena e ribeirinha, entre outros.
“É uma diversidade grande de trabalhos, apresentando soluções e inovações para a melhoria do trabalho no SUS. É muito importante podermos trazer à tona essas possibilidades, esse é o principal objetivo da nossa mostra”, assinalou o coordenador.
Mateus explica que, dentre as 78 experiências inscritas, as que seguiram para a etapa Escrita foram analisadas por nove avaliadores externos, oriundos de instituições parceiras da Esap/Semsa, as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), além da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), do Rio de Janeiro.
As 20 experiências selecionadas para Apresentação Oral serão aferidas por outros três avaliadores integrantes das instituições parceiras, sendo que as cinco mais bem avaliadas vão representar a gestão municipal do SUS na mostra estadual. Os autores das três melhores experiências receberão troféus da mostra municipal, e premiação com notebook, tablet e datashow; todos os demais terão direito a certificados de Menção Honrosa.
Outras 40 experiências exitosas não selecionadas para a Apresentação Oral serão exibidos em exposição de banners no hall de convivência do Ceulm/Ulbra, ao longo do segundo dia da programação. Os relatos serão avaliados em júri popular, com votação aberta ao público em geral no local, dando direito a certificado ao trabalho mais votado.
Todos os relatos de experiência integrantes da apresentação oral e da exposição de banners vão compor os anais da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”, a serem publicados após o evento. Os anais da mostra 2023 podem estão disponíveis em https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/ANAIS-I-MOSTRA-MANAUS-AQUI-TEM-SUS-EDIC%CC%A7A%CC%83O-2023.pdf.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
- Compartilhar