Suframa explica Zona Franca de Manaus para embaixadores do sudeste asiático

  • Voltar
  • Suframa explica Zona Franca de Manaus para embaixadores do sudeste asiático

Suframa explica Zona Franca de Manaus para embaixadores do sudeste asiático

Getting your Trinity Audio player ready...

Atendendo ao convite do Ministério das Relações Exteriores, a Suframa detalhou o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM) para embaixadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Os diplomatas cumprem agenda em Manaus no período que vai da segunda-feira (15) até quarta-feira (17).

Na primeira parte da agenda, na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do Centro de Bionegócios Amazônia (CBA), a servidora Camilla Jacqueline Medeiros ministrou palestra sobre a ZFM. Em seguida, os embaixadores vieram até a sede da Autarquia, na Sala das Adjuntas, onde tiveram uma reunião conduzida pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar. No encontro, os diplomatas puderam tirar dúvidas e receber esclarecimentos sobre detalhes da gestão, operacionalização e potencialidades da ZFM.

A visita dos embaixadores está inserida no contexto das iniciativas de política externa voltadas a promover um relacionamento mais próximo entre o Brasil e a ASEAN, além de realçar a importância estratégica da região amazônica no cenário global. O objetivo principal é explorar o potencial de colaboração em pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse comum, bem como apresentar oportunidades de investimento, ampliação do comércio e inovação na região norte do Brasil.

Oito chefes de missões diplomáticas em Brasília, representando Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã, juntamente da embaixadora de Timor-Leste, país que está em processo de acessão à ASEAN, chegaram a Manaus na tarde de domingo (14). Cada embaixador está acompanhado por um assessor, e o grupo retornará à Brasília na tarde quarta-feira (17).

Durante a palestra, Camilla Medeiros, que também é a representante da Suframa no Grupo Técnico Interministerial de Processo Produtivo Básico- GT-PPB, destacou que a Zona Franca de Manaus é um exemplo significativo de desenvolvimento sustentável e de políticas públicas que promovem tanto o crescimento econômico regional quanto a preservação ambiental. “A Zona Franca de Manaus tem se consolidado como um polo de desenvolvimento que alia tecnologia, inovação e sustentabilidade, oferecendo um modelo que pode ser adaptado e implementado em outras regiões com desafios semelhantes”, frisou a servidora.

Parcerias

Tanto a palestra quanto a reunião posterior na sede da Autarquia também serviram para ilustrar os mecanismos que tornaram a ZFM um sucesso, incentivando os embaixadores a considerarem futuras parcerias e investimentos. A agenda dos embaixadores da ASEAN em Manaus inclui ainda visitas a outras instituições e reuniões com autoridades do Estado, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre as iniciativas locais e potencializar as oportunidades de cooperação.

“Essa interação é um passo importante para estreitar os laços entre o Brasil e os países membros da ASEAN, reforçando a colaboração internacional em temas de interesse mútuo. Além disso, a visita não apenas enriquece o entendimento dos embaixadores da ASEAN sobre as potencialidades da região amazônica, mas também possibilita a abertura de novas oportunidades de cooperação bilateral entre nossos países e a atração de novas empresas para o Polo Industrial de Manaus”, explicou o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.

Texto: Enock Nascimento
Fotos: Layana Rios/Suframa

  • Compartilhar

Redação Fala Aí Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recentes