O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Trump vira 1° ex-presidente dos EUA condenado por um crime
- Voltar
- Trump vira 1° ex-presidente dos EUA condenado por um crime
Trump vira 1° ex-presidente dos EUA condenado por um crime
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foto: Steven Hirsch-Pool / Getty Images
Depois de um mês de depoimentos e algumas idas a tribunais, Trump foi considerado culpado ontem pela Justiça americana em mais de 30 acusações criminais.
Com isso, Trump se torna o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser condenado por um crime.
Basicamente, o tribunal de NY concluiu que ele falsificou extratos e movimentações financeiras para esconder que pagou uma propina de US$ 130 mil para uma atriz pornô ficar calada sobre um encontro sexual que tiveram em 2006.
A sentença só sairá em 11 de julho. Pelo tipo de crime, a condenação máxima é de 4 anos de prisão, mas é bem provável que ele pegue apenas liberdade condicional.
Na prática, ele segue normalmente como candidato à presidência, mas pode ter algumas dificuldades para viajar a partir de agora ou até de votar, a depender da sentença.
O bilionário sempre negou qualquer relação com a atriz. Depois da decisão, ele falou que o verdadeiro veredito será dado pelo povo no dia 05 de novembro — data das eleições.
Trump ainda fez duras críticas, falando que o julgamento foi fraudado por um juiz corrupto, chegando até a dizer que a administração Biden está por trás de tudo.
“Isso ainda está longe de terminar!” Agora, a defesa do ex-presidente vai entrar com uma ação para recorrer da decisão, o que deve arrastar o processo para até depois de novembro.
A repercussão nas eleições
Na última pesquisa feita, 2/3 dos eleitores disseram que Trump ser culpado não faria a menor diferença em seus votos.
Somente 17% disseram que uma condenação de Trump os tornaria menos propensos a votar nele. Isso é quase igual aos 15% que afirmaram que isso os tornaria até mais propensos ao apoio.
Logo após o veredito, seus apoiadores puxaram um movimento que derrubou o site de doações para campanha de Trump por overload de acessos.
Campanha tem recorde de arrecadação após veredito
Nesta sexta-feira (31), a campanha de Trump informou que quase duplicou seu recorde de arrecadação em um único dia. Isso ocorreu após um júri de Nova York ter declarado Donald Trump culpado em seu julgamento criminal por “pagamento de silêncio”.
A campanha informou que, após o histórico julgamento na tarde de quinta-feira, no qual Trump foi condenado por 34 acusações de “falsificação de registros empresariais”, conseguiu arrecadar US$ 34,8 milhões de doadores de pequenas quantias.
Quase 30% desses doadores eram novos no site de doações de Trump, o WinRed, disseram os principais assessores da campanha, Chris LaCivita e Susie Wiles, em comunicado à imprensa.
Os principais auxiliares ecoaram a promessa pós-julgamento de Trump de que o “verdadeiro veredicto” virá no dia da eleição, em 5 de novembro.
Trump está praticamente garantido de participar desse concurso como o primeiro ex-presidente dos EUA, e primeiro indicado de um grande partido, a ser condenado por crimes.
Do lado democrata, Biden escreveu que só há uma maneira de deixar Trump longe da Casa Branca: “nas urnas”, colocando um link de doações para sua campanha ao lado.
- Compartilhar