O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Vaticano anuncia causa da morte do papa Francisco
- Voltar
- Vaticano anuncia causa da morte do papa Francisco

Vaticano anuncia causa da morte do papa Francisco
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Papa Francisco em sua audiência geral semanal no Salão Paulo VI, na Cidade do Vaticano, em janeiro (Foto: EFE/EPA/MAURIZIO BRAMBATTI)
Por Isabella de Paula/GAzeta do Povo
Por Fábio Galão/GAzeta do Povo
O Vaticano anunciou pouco depois das 15h desta segunda-feira (21) que o papa Francisco morreu devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca, conforme noticiado pela imprensa italiana mais cedo.
De acordo com o atestado de óbito do pontífice, assinado pelo diretor de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli, a morte ocorreu às 7h35 locais (2h35 de Brasília) de 21 de abril no apartamento do papa na Casa Santa Marta. Depois de sofrer o AVC, o papa entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível.
De acordo com seus registros médicos, Francisco sofreu um episódio de insuficiência respiratória aguda devido a uma pneumonia microbiótica bilateral, além de bronquite múltipla, hipertensão e diabetes. A morte do pontífice foi confirmada por um eletrocardiograma.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, anunciou o cardeal Kevin Joseph Farrell, o camerlengo da Igreja Católica.
Mais cedo, nesta segunda-feira, fontes do Vaticano já haviam antecipado para o jornal italiano Corriere de La Sierra que o pontífice teria sofrido um derrame, “ocorrido no contexto de um grave problema cardiocirculatório”.
O papa argentino morreu menos de um mês após deixar hospital em Roma, no dia 23 de março, depois de passar 38 dias internado por complicações respiratórias.
- Compartilhar