O CAN (Correio Aéreo Nacional) existe há muitas décadas e, por meio dele, qualquer brasileiro pode voar nos aviões de…
Veja avião cargueiro mais moderno do mundo atuando no Pantanal com jatos d’água
- Voltar
- Veja avião cargueiro mais moderno do mundo atuando no Pantanal com jatos d’água
Veja avião cargueiro mais moderno do mundo atuando no Pantanal com jatos d’água
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Vídeos divulgados pela FAB mostram a aeronave já trabalhando sobre o bioma pantaneiro
Por Lucas Mamédio | Campo Grande News
A aeronave KC-390 Millennium, uma das mais modernas projetadas pela Embraer e usadas pela Força Aérea Brasileira, já começou a atuar no combate às chamas no Pantanal.
Vídeos divulgados pela FAB mostram a aeronave já trabalhando sobre o bioma pantaneiro, bem como mostram os reservatórios d’água e toda a estrutura mecânica adaptada para o tipo de trabalho demandado no Pantanal atualmente.
Veja o vídeo:
O modelo é considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo e pode levar de uma só vez 12 mil litros d´água. Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – a aeronave vai atuar, pela primeira vez, em combate real a incêndio em voo nas queimadas.
“A aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER, é uma plataforma multimissão eficaz no combate a incêndios em diversos biomas, como o Pantanal brasileiro. Utilizando o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS2, (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System), ela pode lançar até 12 mil litros de água com alta precisão, mesmo sob condições desafiadoras de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas.”, ressaltou o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – , tenente-coronel aviador Bruno Americo Pereira.
KC-390 Millennium para na pista antes de atuar no combate às chamas no Pantanal (Foto: Divulgação/FAB)
Reservatório d’água – O equipamento MAFFS conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3 mil galões – aproximadamente 12 mil litros – de água em áreas de incêndios.
Segundo a FAB, este sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390.
MAFFS pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para funcionamento. Trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.
Além disso, o reservatório em solo – local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave – tem capacidade para 22 mil litros de água.
- Compartilhar